Qual é o seu propósito de vida?
10 de julho de 2021“Não sabendo como a verdade é, nós procuramos isso longe.” Hakuin
por Keith E. Smith
Você já andou procurando suas chaves? Você refaz seus passos, verifica os bolsos das calças que você tem no dia anterior, pergunta a seus familiares, e quando você está prestes a surtar você percebe que eles estão em suas mãos o tempo todo.
É assim que você “descobre” seu propósito. Mesmo que você tenha lido um livro sobre como descobrir seu propósito. Não se sinta mal, porque a maioria das pessoas passa por isso. Eu sei porque passei.
Às vezes parece que o seu propósito é um jogo interminável de esconde-esconde.Tudo em sua vida parece aleatório e desconectado, mas aqui está o que eu encontrei. Quando você chega ao lugar onde você para de tentar fazer tudo, “eu tenho que fazer isso acontecer”, as coisas começam a mudar. Não é que você esteja colocando nenhum esforço, você está apenas tentando controlar tudo, o que é algo que você nunca poderia fazer em primeiro lugar. É quando os pontos começam a aparecer. Você começa a ver aspectos comuns em sua vida, coisas que você ama e desfruta que são profundamente significativas para você. Quanto mais você olha, mais percebe esses pontos. Quando um novo aparecer, você notará imediatamente. Comece a ligar os pontos e uma imagem começa a tomar forma, e esta imagem é uma pista sobre o seu propósito.
A maneira em que o propósito é definido hoje em dia causa alguma confusão, eu acho. Parece que a palavra surgiu do céu acima, mas somente depois de anos de dolorosa busca. Tenho o prazer de informar que esse não é o caso.
Pense em “Propósito de Vida” como significando o conjunto particular de habilidades, dons e talentos que você possui. É também aquela “coisa” que o compele ou a que você se sente inexplicavelmente atraído. Isso te excita a ponto de, quando você está fazendo isso, perder toda a noção do tempo. Não importa para você, porque é apenas uma parte de quem você é. Se você quer descobrir qual é o seu propósito, você tem que olhar além dos papéis (pai, empregada doméstica, cientista, motorista de caminhão, funcionário, etc.) que você joga todos os dias.
A melhor maneira que conheço para explicar:
Na minha vida tenho desempenhado muitos papéis. Eu fui um trabalhador da construção civil, mecânico, músico, vendedor, pai e escritor. Estas são coisas que fiz, mas nenhuma dessas coisas define quem eu sou como ser humano. Eles não definem como eu penso ou sinto. Eles não definem como eu trato as outras pessoas ou vejo a vida. Eles são papéis, uma das forças motivadoras por trás das minhas ações. Muitas pessoas desempenharam os mesmos papéis, mas de maneiras muito diferentes. O que me definiu como eu interpretei esses papéis?
O que me ajudou a “descobrir meu propósito” é que, com o tempo, comecei a fazer certas coisas sobre cada papel. Comecei a ver que eu experimentava o maior senso de propósito e realização. Um dos meus dons mais fortes é o de encorajamento. Outro é a capacidade de ter um princípio de vida e aplicá-lo a situações rapidamente. Outro ainda é a reconciliação. Dessa maneira, consegui ajudar muitas pessoas. Este é o meu “propósito de vida”. Assim mudo o mundo ao meu redor.
Eu tomo o meu propósito em todas as situações e nem sequer penso nisso. O papel pode mudar e pode mudar com frequência, mas minha missão permanece constante. Os diferentes papéis que interpreto são simplesmente um meio que uso para expressar meu propósito. Por exemplo: um violão é um meio de expressão. Eu posso usar uma guitarra para expressar a música que está dentro de mim e você também pode. A música que eu toco provavelmente é muito diferente da sua. A diferença não é o violão, é apenas uma ferramenta. A diferença é a pessoa que toca.
Muitas pessoas vivem suas vidas todos os dias sem pensar. É tão fácil conseguir ser você mesmo, seus hábitos diários, seu trabalho e nunca usar seus dons únicos. Quando você se torna intimamente consciente dos dons, habilidades e talentos que possui, tudo muda. Todo dia se torna importante e todo trabalho que você quer fazer e todo trabalho que você executa. Todo dia se torna alegre e cheio de significado. Ele quer permear todas as áreas da sua vida e não importa qual o papel que você está desempenhando.
Quando o seu papel mudar, você encontrará outra maneira de usar seus presentes. Você pode vivê-los de um milhão de maneiras diferentes. O meio que você usa para expressá-los não é tão importante, é o que você expressa que importa.
Propósito pode parecer uma coisa misteriosa que é difícil de descobrir, mas no final é apenas quem você é.