Presente! O “X” da Questão

10 de julho de 2021

Pensar bem nos faz bem, então me responda:

Quanto do seu tempo é vivido no presente?

Quanto do seu tempo presente é desperdiçado com arrependimento, ressentimento ou amargura, todas formas de incapacidade de perdão, e que resultam numa vida repleta de passado?

Quanto do seu tempo presente é substituído pela ansiedade, tensão e estresse, formas de medo, resultando numa vida com excesso de futuro e pouca presença?

Quer se inspirar em uma pessoa que sabe Viver Plenamente o seu Presente?

Então veja este vídeo, antes de continuar a curtir o nosso artigo:

Pois é… o Passado pode fazer com que você não desfrute do “Agora”

No que tange ao passado, se por um lado ele tem passagens maravilhosas, que devem ser guardadas e lembradas, também possui momentos ruins e lições negativas que Dayer (2011, p. 28) chama de “condicionais”: Hábitos, pensamentos e sentimentos debilitantes, que podemos e devemos desaprender para assumir o comando da vida e fazer do presente algo digno de ser vivido. Nos levando a Cultuar:

Saudosismo

Relacionado àquela sensação de que o passado sempre foi melhor que o nosso presente… gerando infelicidade constante com seu momento atual.

Culpa

Sentimento causado pelas falhas que cometemos em nosso passado, sobre as quais não temos mais nenhum controle.

O Futuro, por outro lado…

Dayer (2011, p. 19), ao falar sobre a morte, única certeza que temos em relação ao futuro, disse: “Você pode temer improdutivamente a morte ou usá-la para aprender a viver de maneira produtiva”. Logo, se conseguimos vencer o medo da morte, que é certa um dia, e seguimos com nossas vidas, podemos vencer qualquer outro medo ou preocupação.

Mas, se não soubermos olhar com sabedoria para o nosso futuro, podemos nos ver reféns da:

Ansiedade

Desejo por tão intenso de ter imediatamente algo que está por vir, que não nos permite prestar atenção no presente.

Preocupação

Fruto dos temores que temos em relação ao futuro, muitas vezes nos deixando tensos, tristes e até inanimados.

Então qual a solução para as nossas “fugas”?

1) Que tal Saudade no lugar de Saudosismo?

A Saudade é uma sensação boa que nos permite reviver na memória momentos do nosso passado, mas sem perder a crença e a paixão pelo presente. Na verdade, muitas vezes nos inspirando para construir no Presente aquilo que pretendemos viver no Futuro!

2) Vamos trocar a Culpa por Reparação?

Não podemos e não devemos meramente “esquecer” o nosso passado. As boas lembranças podem ser curtidas na forma de Saudade.

Quando ferimos ou prejudicamos alguém, podemos praticar a Reparação dos danos e quando somos feridos, podemos praticar o Perdão, para seguir em frente em nossas vidas.

Quem sabe, podemos até alcançar a Gratidão? Por tudo que Aprendemos com os altos e baixos da nossa jornada?

3) E se substituíssemos a nossa Ansiedade e Preocupação, por Preparação?

Sim! Se você está com medo (negativo) ou desejo (positivo) em relação ao seu futuro, que tal investir suas energias no Presente, dedicando-se a preparar-se da melhor maneira possível para os desafios que virão?

Planejamento, Colaboração e Networking, são algumas das diversas Ações que você pode tomar no seu Presente para construir o Futuro que você deseja!

Viver o Presente é o “X” da Questão!

Busque o melhor para o seu presente sempre com dignidade, honestidade e perseverança.

Por vezes a vida nos faz questionar se todo este esforço vale a pena, mas o mundo não é dos espertos e sim dos comprometidos com a ética e em fazer o bem.

O momento de sucesso chega para quem vive o seu presente com o objetivo de ser feliz, trazer felicidade ao próximo e sempre agir no presente, visando o futuro que você deseja. Sem nunca se esquecer, é claro, que Deus cuidará de você em todos os momentos.

Se você se interessou por este assunto e gostaria de saber “Como Viver o Presente”, curta nossa página no Facebook (Moai Ikigai) e nossa conta no Instagram (moaiikigai), para ficar por dentro de todos os conteúdos postados e locais onde acontecerão os Cursos e Workshops com o nosso fundador, o Embaixador Ikigai Rafael Takei.

REFERÊNCIA:

DAYER, Wayne W., Seus pontos fracos: livre-se das emoções inúteis e assuma o comando da sua vida. Rio de Janeiro: Viva Livros, 2011.

Encontre e viva seu Ikigai!

Não sabe como? Entre em contato e saiba quando acontecerá eventos abertos ao público, com Rafael Takei, Embaixador Moai Ikigai no Brasil.

Veja mais posts

" alt="postagem">
postagem • 10 de julho de 2021

Heróis de Propósito: Ep. 06 – O Coração imenso do IA3

" alt="postagem">
postagem • 10 de julho de 2021

7 passos para encontrar o seu propósito na vida

" alt="postagem">
postagem • 10 de julho de 2021

Sentir saudade nos leva a um estado emocional profundo