Extrovertidos são melhores que os Introvertidos?

21 de fevereiro de 2022

Uma pergunta mais inteligente aqui seria: “Melhores em quê?”

Para encontrar essa resposta, resolvi ouvir os dois lados da moeda e neste artigo vou compartilhar contigo as minhas descobertas.

Primeiro escutei os Extrovertidos (como normalmente acontece, rsrs), lendo o clássico “Como falar em público e influenciar pessoas”, de Dale Carnegie, uma das mentes mais influentes do século XX e criador de um dos mais respeitados cursos de oratória e persuasão do mundo.

Mas, logo depois, os Introvertidos gentilmente pediram a palavra e me deixaram estarrecido, com tudo o que descobri em “O Poder dos Quietos”, de Susan Cain, uma advogada formada em Harvard, que após anos de sua vida se sentindo inadequada e sendo taxada como uma pessoa “tímida”, conduziu um estudo surpreendente, para provar que a cultura ocidental moderna não compreende e subestima, as qualidades e a capacidade das pessoas introvertidas.

Advinha quem ganhou esta batalha?

Antes saber meu veredito, que tal descobrir em qual time você está?

Faça o teste no final deste artigo, para saber se você é Introvertido, Extrovertido ou Ambivertido (você sabia que existe esse último?). Depois que você fizer o teste, volta aqui para continuar lendo este artigo, que ainda tem dicas importantes para você, ok?

Faça o Teste de Introversão x Extroversão
(no final do artigo)

Entendendo a introversão e a extroversão:

Agora que você sabe qual a sua característica dominante, vamos entender o que isto significa?

Extrovertido – é um adjetivo usado para se referir as pessoas que se sentem energizadas com a convivência social e a comunicação com outras pessoas.

Introvertido – é alguém que tem uma preferência por ficar sozinha ou em silêncio. Uma pessoa com uma disposição maior para atividades solitárias, como pensar e ler, por exemplo.

Ambivertido – reúne características dos dois perfis anteriores, alternando suas preferências de acordo com o contexto.

Nem todo Introvertido é Tímido

Aqui vem um aviso importante, é preciso que fique claro que um introvertido, não é necessariamente uma pessoa tímida. Tímidas são pessoas que gostariam de mudar seu comportamento por temerem as consequências dele (o verbo latino timere, origem da palavra, significa “ter medo”). Introvertidos não compartilham dessa necessidade. Eles não sentem falta de ser o que não são, nem qualquer receio de continuar sendo como são.

É aí que a coisa fica interessante pois, diferente do que nossa cultura nos faz acreditar, a introversão não é um sinal de inferioridade ou limitação. Muito pelo contrário, é simplesmente uma forma diferente de interagir com o mundo que, quando vivida com maestria, pode ser extremamente poderosa, justamente por contrabalancear os traços negativos da extroversão.

Se os introvertidos correm o risco de não serem ouvidos, os extrovertidos podem pecar justamente por não ouvirem as outras pessoas.

Então, vamos para algumas dicas para colocar estes dois perfis em sinergia?

Introvertidos

Se você se identifica com este grupo, a primeira dica é “comece aos poucos”. Você não precisa se expor de forma exagerada e traumática logo de cara. Treine primeiro com uma ou poucas pessoas, com as quais você se sente à vontade e vá aumentando o desafio aos gradativamente.

Além disso, aqui vão alguns conselhos de Dale Carnegie, para você conseguir vencer a barreira do silêncio e convencer as pessoas a atenderem seus pedidos:

  1. Exemplo – comece a sua fala com uma experiência pessoal simples, mas que chame a atenção das pessoas para o pedido que você está prestes a fazer.
  2. Objetivo – apresente o que você deseja que as pessoas façam, de maneira rápida, fácil e principalmente com muita convicção.
  3. Benefício – conte para as pessoas o que elas irão ganhar se atenderem o seu pedido.

Extrovertidos

Para os extrovertidos, pode ser um grande desafio ouvir com atenção as opiniões e os pontos de vista de outras pessoas, ou seja, ouvir mais que falar.

Mas como demonstrar que você está realmente interessado no que as outras pessoas têm a dizer?

Com perguntas! Sim, você irá conquistar muito mais o interesse das pessoas, fazendo perguntas do que buscando impressioná-las com o que você tem a dizer.

Isso é o que a Psicologia Positiva chama de “Resposta Ativa Construtiva”. Quando você não souber o que perguntar, você sempre poderá recorrer ao famoso esquema 5W2H:

5W2H – Técnica de Perguntas para Escutatória

Desenvolva seu Potencial!

As dicas acima são só um começo para a sua jornada, para aproveitar ao máximo as suas caraterísticas naturais, como pessoa extrovertida ou introvertida.

Este processo de evolução pode ser bastante desafiador, mas eu posso te ajudar a facilitar e acelerar esta jornada.

Em nossa Mentoria de Propósito, eu te ajudarei a entender seus pontos fortes, entender e superar seus sabotadores, melhorar os seus relacionamentos, traçar seus objetivos, os passos para alcançá-los e potencializar seu desempenho.

Juntos nós vamos descobrir com clareza quais são as suas razões para acordar todos os dias e enfrentar os desafios da vida, para você conquistar o sucesso e felicidade que você merece. Clique aqui para saber mais sobre a nossa Mentoria de Propósito: https://rafaeltakei.com.br/mentoria/

Teste de Introversão – Extroversão

Extraído do livro “O Poder dos Quietos” de Susan Cain

Se você ainda não tem certeza de onde se encaixa no espectro introvertido-extrovertido, pode descobrir aqui. Responda a cada questão com “V” (verdadeiro) ou “F” (falso), escolhendo a resposta que lhe é mais frequente.

1. ___ Prefiro conversas individuais a atividades em grupo.

2. ___ Geralmente prefiro me expressar por escrito.

3. ___ Gosto da solidão.

4. ___ Pareço me importar menos que meus colegas com fama, fortuna e status.

5. ___ Não gosto de jogar conversa fora, mas gosto de tópicos profundos que importam para mim.

6. ___ As pessoas dizem que sou um bom ouvinte.

7. ___ Não gosto muito de correr riscos.

8. ___ Gosto de trabalhos que me permitam “mergulhar” com poucas interrupções.

9. ___ Gosto de celebrar aniversários de maneira reservada, com apenas um ou dois amigos ou familiares.

10. ___ As pessoas me definem como alguém “de fala mansa” ou “meigo”.

11. ___ Prefiro não mostrar meu trabalho ou discutir sobre ele com os outros até ter terminado.

12. ___ Evito conflitos.

13. ___ Trabalho melhor sozinho.

14. ___ Tendo a pensar antes de falar.

15. ___ Sinto-me exaurido depois de estar em público, mesmo que tenha me divertido.

16. ___ Às vezes deixo ligações caírem na caixa postal.

17. ___ Se tivesse que escolher, preferiria passar um fim de semana com absolutamente nada para fazer a um com muitas coisas programadas.

18. ___ Não gosto de fazer muitas coisas ao mesmo tempo.

19. ___ Consigo me concentrar com facilidade.

20. ___ Em situações de sala de aula, prefiro palestras a seminários.

Quanto mais tiver respondido “verdadeiro”, mais introvertido você provavelmente é. Se tiver um número parecido de “verdadeiros” e “falsos”, provavelmente você é um ambivertido — sim, essa palavra existe. Mas mesmo que tenha respondido cada questão como um introvertido ou extrovertido, isso não significa que seu comportamento é previsível em todas as circunstâncias.

Veja mais posts

" alt="postagem">
postagem • 10 de julho de 2021

Heróis de Propósito: Ep. 07 – Resgatando Vidas

" alt="postagem">
postagem • 10 de julho de 2021

11 coisas que os otimistas querem que você saiba

" alt="postagem">
postagem • 10 de julho de 2021

MOAI IKIGAI Heróis de Propósito Ep:27 Transformando Problemas em Soluções