A evolução não é uma linha reta
7 de fevereiro de 2022A espiral do desenvolvimento humano
Você já iniciou uma atividade nova, com toda aquela empolgação e no começo sentiu que estava evoluindo muito rápido. Mas, a partir de um certo ponto, parecia que você não conseguia mais evoluir ou, pior ainda, sentiu que estava retrocedendo?
Este fenômeno foi estudado e batizado como Efeito Dunning-Kruger, ou a “Curva da Ignorância”
Veja que, no primeiro contato com um novo assunto, a sua evolução é muito rápida e você tende a se sentir hiper confiante. Mas, conforme o tempo passa e você aprende mais sobre este assunto, você percebe o quanto ainda não sabe sobre este tema e parece que nunca será capaz de dominá-lo.
Essa percepção dos seus limites atuais e de toda jornada que ainda tem pela frente, é muito desanimadora, mas é aí que está a diferença entre alguém que irá se tornar um expert em um tema e uma pessoa que terá apenas um conhecimento raso.
No caso do desenvolvimento humano não é diferente. Quando você começa a buscar conhecer-se melhor, se desenvolver, cada nova descoberta gera uma sensação inicial de evolução muito rápida.
Porém, existe um determinado ponto em que você pode se sentir confuso e desesperado, se você esperava que a evolução aconteceria de forma contínua e crescente. Eu chamo este efeito de “Mito da Evolução Linear”, ou o famoso “Foguete não da ré”, como na imagem abaixo:
Quando, na realidade, o desenvolvimento humano acontece deste jeito:
Perceba que, ao longo do tempo, a espiral continua a subir, mas que este movimento acontece na forma de uma espiral diagonal ascendente, com altos, baixos e até retrocessos.
Portanto, não desanime quando você se sentir perdido e confuso em sua jornada de evolução. Isso é natural e acontece com todo mundo. Aqui vão algumas dicas para você prosseguir em sua evolução:
1) Objetivo – tenha clareza das recompensas que você irá colher no fim do caminho.
2) Celebração – aprenda a perceber e comemorar os pequenos avanços, eles te darão força para superar os retrocessos naturais.
3) Aprendizado – já que nem tudo são avanços, o que você aprende com cada queda?
4) Humor – não se leve tão a sério, se você conseguir rir de si mesmo, sua jornada será muito mais leve e divertida.
5) Mentoria – você pode facilitar muito a sua jornada, tornando-a menos sofrida e muito mais rápida, se você contar com a ajuda de um Mentor.
Em nossa Mentoria de Propósito, eu te ajudarei a entender com clareza quais são as suas razões para acordar todos os dias e enfrentar os desafios que da vida.
Em nossa jornada juntos, nós vamos descobrir seus pontos fortes, entender e superar seus sabotadores, melhorar os seus relacionamentos, traçar seus objetivos, os passos para alcançá-los e potencializar seu desempenho para você conquistar o sucesso e felicidade que você merece.
Clique aqui para saber mais sobre a nossa Mentoria de Propósito